Novo Coronavírus

Saúde Taxa de transmissão da covid cai no Brasil, aponta Imperial College

Taxa de transmissão da covid cai no Brasil, aponta Imperial College

Após duas semana de estabilidade, ritmo caiu abaixo de 1, o que pode significar que pandemia começa a ser controlada no país

  • Saúde | Do R7

Dados não se referem às aglomerações do último final de semana prolongado

Dados não se referem às aglomerações do último final de semana prolongado

Alex de Jesus/Estadão Conteúdo - 6.6.2021

A taxa de transmissão da covid-19 no Brasil voltou a ficar abaixo de 1, de acordo com dados de relatório semana divulgado, nesta terça-feira (8), pelo Imperial College, de Londres. Na semana que terminou em 7 de junho, o país atingiu a marca de 0,99, o que significa que cada 100 pessoas infectadas pelo SARS-CoV-2 passam a doença para outras 99 saudáveis. 

Nas duas últimas semanas, a transmissibilidade era de 1,02, dentro da margem de erro do período atual, que é de 0,79 a 1,03. Mesmo sendo uma queda baixa, o número pode significar que a pandemia está estável e começa a ser controlada no país. 

De acordo com especialistas, quando a taxa de transmissão fica abaixo de 1 por um período de mais de três semanas significa que a doença está controlada. Da última semana de abril até a penúltima de maio, o Brasil apresentou números mais baixos, porém o índice voltou a subir após relaxamento do distanciamento social em vários estados brasileiros. 

O relatório semanal da universidade inglesa prevê que acontecerão cerca de 11.900 mortes no país causadas pela covid-19. 

Os dados referentes ao feriado do último fim de semana, quando foram registradas aglomerações e festas clandestinas em diversos lugares, só serão registrados daqui a 14 dias, período de incubação do novo coronavírus. 

Últimas