Novo Coronavírus

Saúde Testes de covid-19 podem ter validade prorrogada, diz ministério

Testes de covid-19 podem ter validade prorrogada, diz ministério

Mais de 6 milhões de exames comprados pelo governo federal estão próximos da data de vencimento e correm risco de serem perdidos

Testes vencem entre dezembro e janeiro

Testes vencem entre dezembro e janeiro

Leonhard Foeger/Reuters - 15.10.2020

O Ministério da Saúde afirmou nesta segunda-feira (23) que aguarda novos estudos de um fabricante de um lote de testes de covid-19 comprado pelo governo brasileiro para, eventualmente, garantir a prorrogação da data de validade. 

Cerca de 6,8 milhões de exames do tipo RT-PCR (que utiliza um swab nasal) estão armazenados em um depósito do SUS em Guarulhos (SP) com validade até dezembro deste ano e janeiro de 2021

Segundo a pasta, o mesmo já "ocorreu com outros lotes de testes utilizados em outros países". 

"Esses estudos serão analisados pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], que é a agência que concede o registro de utilização do produto. Uma vez concedido esse parecer técnico, o Ministério da Saúde elaborará uma nota informativa quanto à extensão da validade e segurança da utilização dos testes", diz a nota.

De acordo com o governo "nenhum teste" perdeu a sua validade, mas o uso depende de damandas de estados e municípios. 

Dados do Ministério da Saúde mostram que 10,5 milhões de brasileiros já foram testados para covid-19, sendo 5 milhões por meio do RT-PCR.

Últimas