Novembro Azul
Saúde Tratamento para câncer de próstata ganha genérico inédito

Tratamento para câncer de próstata ganha genérico inédito

Aprovação do medicamento deve reduzir os custos do tratamento

Tratamento para câncer de próstata ganha genérico inédito

Não havia genéricos do remédio acetato de abiraterona no mercado

Não havia genéricos do remédio acetato de abiraterona no mercado

Thinkstock

A Anvisa publicou nesta segunda-feira (20) o registro do medicamento genérico acetato de abiraterona, que é utilizado no tratamento de pacientes com câncer de próstata metastático resistente a castração, em combinação com os medicamentos prednisona ou prednisolona.

De acordo com a Lei dos Genéricos, a aprovação do medicamento deve reduzir os custos do tratamento, pois os medicamentos genéricos devem entrar no mercado com valor pelo menos 35% menor que o do produto de referência.

Até o momento não havia genéricos do medicamento acetato de abiraterona, que está no mercado com o nome comercial Zytiga, registrado pela empresa Janssen-Cilag Farmacêutica. O medicamento genérico foi registrado pela empresa Dr. Reddys Farmacêutica.

O acetato de abiraterona inibe seletivamente uma enzima necessária para produção de androgênios (hormônios sexuais) pelos testículos, glândulas suprarrenais e tumores da próstata, além de diminuir consideravelmente os níveis desses hormônios, os quais levam à progressão da doença.

Conheça as doenças íntimas mais comuns que atingem os homens