Novo Coronavírus

Saúde UFRGS disponibiliza ultrafreezers para armazenar vacina contra covid

UFRGS disponibiliza ultrafreezers para armazenar vacina contra covid

Universidade já tem 15 equipamentos e vai comprar outros cinco. Aparelho consegue armazenar vacinas como da Pfizer a temperatura de -80°C

  • Saúde | Do R7

Ultrafreezers disponibilizados pela UFRGS

Ultrafreezers disponibilizados pela UFRGS

Divulgação/UFRGS

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) vai disponibilizar 20 ultrafreezer capazes de armazenar 4 milhões de doses de vacina contra o novo coronavírus em temperaturas de até -80 °C. 

A UFRGS já tem 15 aparelhos e vai comprar outros cinco até fevereiro. Cada equipamento custa em média R$ 138 mil. A UFRGS está usando recursos próprios para a compra de mais três unidades. Outros dois ultrafreezers estão sendo adquiridos com recursos do convênio da universidade com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul para realização de testes de covid-19.

A estrutura de armazenamento em baixíssimas temperaturas, como exige a vacina da Pfizer/BioNTech, foi disponibilizada ao Ministério da Saúde no último dia 9 de dezembro, quando o reitor Carlos André Bulhões Mendes e o pró-reitor de Inovação e Relações Institucionais Geraldo Pereira Jotz estiveram em Brasília. No encontro com o secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde Jorge Kormann, Bulhões e Jotz afirmaram que a UFRGS poderá ser o centro logístico de distribuição da vacina contra a covid-19 no Rio Grande do Sul.

Últimas