Coronavírus

Saúde Uruguai oferece 3ª dose de Pfizer a todos vacinados com CoronaVac

Uruguai oferece 3ª dose de Pfizer a todos vacinados com CoronaVac

Qualquer cidadão que completou esquema com vacina da Sinovac há mais de 90 dias poderá receber 3ª dose de outro imunizante

AFP
  • Saúde | por AFP

Uruguai tem 61% da população com esquema vacinal completo

Uruguai tem 61% da população com esquema vacinal completo

Raúl Martínez/EFE

O Ministério da Saúde Pública do Uruguai anunciou nesta quarta-feira (28) que todos que receberam as duas doses da CoronaVac poderão ter uma dose de reforço da vacina da Pfizer contra covid-19.

Com base na recomendação da comissão de vacinas que assessora o governo, o ministério "aprovou o fornecimento de uma terceira dose da vacina contra covid-19 a todas as pessoas que receberam o esquema primário com a vacina CoronaVac do laboratório Sinovac", disse a pasta em um comunicado.

A medida vale para quem completou o esquema vacinal da CoronaVac há pelo menos 90 dias.

Na terça-feira, o ministério havia anunciado a aprovação de uma terceira e até quarta doses da vacina contra covid-19 para pessoas com imunossupressão moderada e grave por diferentes patologias.

Com quase cinco meses de campanha de vacinação, o Uruguai tem 72% de sua população inoculada com pelo menos uma dose contra covid-19, enquanto 61% têm o esquema completo.

As excelentes taxas de imunização andam de mãos dadas com uma queda acentuada nas infecções, mortes e hospitalizações em terapia intensiva por covid-19 que vêm sendo registrada desde junho.

O país de 3,5 milhões de habitantes registrava 2.404 casos ativos até esta quarta-feira, uma queda acentuada em relação ao pico alcançado no final de maio, quando tinha cerca de 37 mil pessoas com a doença.

Últimas