Coronavírus

Saúde Vacina contra a covid-19 produzida na Espanha começará a ser testada

Vacina contra a covid-19 produzida na Espanha começará a ser testada

Imunizante será testado em duas doses, com intervalo de 21 dias; voluntários que participarão das pesquisas terão entre 18 e 39 anos

Vacina contra a covid-19 da Espanha é feita a partir de proteínas recombinantes

Vacina contra a covid-19 da Espanha é feita a partir de proteínas recombinantes

Wu Hong / EFE - EPA - Arquivo

A AEMPS (Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários) autorizou nesta quarta-feira (11) o primeiro teste clínico em pessoas de uma vacina contra a covid-19, em que participarão voluntários com idades entre 18 e 39 anos.

Os que aderirem ao estudo receberão duas doses - separadas por um período de 21 dias - do agente imunizante, batizado como PHH-1V e desenvolvida pelos laboratórios Hipra.

De acordo com comunicado emitido pela AEMPS, o processo de seleção dos voluntários será iniciado "o mais rápido possível", a partir de critérios de inclusão especificados em protocolo.

A vacina se baseia em duas proteínas recombinantes, em base similar às da Novavax e Sanifi, capazes de gerar uma resposta imunológica contra uma das proteínas do coronavírus SARS-CoV-2.

Ainda segundo o comunicado da AEMPS, esse tipo de teste é imprescindível para garantir a qualidade, segurança e eficácia das vacinas e é "um passo adiante na obtenção da evidência científica do uso em humanos".

Durante o período de estudo, será realizado o monitoramento dos voluntários e a identificação de todos os casos de acontecimentos adversos e infecção do SARS-CoV-2 que vierem a acontecer.

Últimas