Novo Coronavírus

Saúde Vacina de Oxford: Anvisa inclui outros efeitos adversos na bula

Vacina de Oxford: Anvisa inclui outros efeitos adversos na bula

Agência passou a considerar também que um pequeno percentual de vacinados pode apresentar diarreia ou sonolência

  • Saúde | Do R7

Efeitos adicionados à bula ocorrem em uma proporção pequena dos vacinados

Efeitos adicionados à bula ocorrem em uma proporção pequena dos vacinados

ALEXANDRE BRUM/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO-01/02/2021

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) incluiu mais dois efeitos adversos à bula da vacina contra covid-19 Oxford/AstraZeneca, produzida no Brasil pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). 

Em nota divulgada nesta terça-feira (23), a agência informa que passou a considerar também que algumas pessoas podem apresentar diarria ou sonolência após a vacinação. 

A alteração foi feita com base na análise dos estudos clínicos e também das bulas da vacina em outros países que já a utilizam.

A diarreia foi classificada como um efeito adverso comum, que pode afetar até uma a cada dez pessoas vacinadas, assim como caroço no local da injeção, febre e sintomas de resfriado (coriza, cansaço, etc.).

Já a sonolência é descrita como incomum, por ocorrer com uma em cada cem pessoas imunizadas. Outros efeitos dessa categoria incluem diminuição do apetite, dor abdominal, aumento dos linfonodos, sudorese excessiva, coceira ou erupção na pele. 

Por serem sintomas esperados, nenhum deles é considerado preocupante. A vacina continua sendo segura e oferece mais benefícios do que riscos aos pacientes. 

Últimas