Saúde Vírus misterioso infecta chineses e acende alerta para nova epidemia

Vírus misterioso infecta chineses e acende alerta para nova epidemia

Cerca de 60 pessoas foram internadas na cidade de Wuhan em dezembro, no que o governo local classificou como 'pneumonia viral inexplicável'

Pacientes contaminados estão em quarentena

Pacientes contaminados estão em quarentena

Freepik

Autoridades de saúde da China estão em alerta para o risco de uma nova epidemia após 59 pessoas serem infectadas por um misterioso vírus que causa pneumonia.

Todos os casos foram registrados na cidade de Wuhan, na região central do país. Sete deles foram considerados críticos.

Um comunicado divulgado pelo Comitê Municipal de Saúde de Wuhan classifica a doença como "pneumonia viral inexplicável" e acrescenta que todos os pacientes estão em quarentena.

O primeiro caso foi registrado em 12 de dezembro e o mais recente em 29 de dezembro.

Ainda de acordo com o município, 163 pessoas que tiveram contato com esses pacientes estão em observação, embora não haja "evidências claras de transmissão de humano para humano e nenhuma infecção da equipe médica".

Foram descartados tipos de vírus já conhecidos, como a gripe aviária e a SARS (síndrome respiratória aguda grave). Esta última, já provocou uma epidemia na China em 2003, matando centenas de pessoas.

As vítimas do vírus misterioso têm ligação com um mercado de frutos do mar que funciona na cidade e que foi interditado para medidas sanitárias no último dia 1º. Porém, ainda não se sabe a origem provável da infecção.

A Organização Mundial de Saúde acompanha o caso e solicitou às autoridades locais informações sobre os exames realizados e os diganósticos diferenciais considerados.

Wuhan é a capital da província de Hubei e tem uma população de 19 milhões de pessoas. 

Algumas medidas já foram adotadas na China e em Hong Kong, como a aferição da temperatura de viajantes procedentes de Wuhan.

A Tailândia também informou que está realizando escaneamento térmico em passageiros que chegam da cidade chinesa.