Voce e o Doutor Você e o Doutor: Amamentação traz benefícios ao bebê e à mãe

Você e o Doutor: Amamentação traz benefícios ao bebê e à mãe

Agosto Dourado é o mês de conscientização da importância do aleitamento materno, que contribui para a saúde e o vínculo

Agosto Dourado está ligado ao padrão ouro da qualidade do leite materno, conforme explica o médico Antonio Sproesser. "Não se pode esquecer a importância que o aleitamento materno produz não só na vida do bebê, mas também da mãe", afirma. 

Neste episódio, o médico explica quais são os benefícios do aleitamento materno, importante principalmente nos primeiros 6 meses de vida do bebê, inclusive para a mãe. "O leite materno tem tudo o que o bebê precisa nos 6 primeiros meses".

Para a mãe, a amamentação nessa fase contribui para a redução do sangramento que sucede o parto e para que o útero volte ao tamanho normal mais rapidamente. "Estudos ainda mostram que há menor incidência de câncer de mama e de ovário em mulheres que amamentaram", ressalta Sproesser.

Os benefícios começam logo nos primeiras mamadas, quando a mãe passa para o filho o chamado colostro, leite rico em substâncias carotenoides.

"É um leite espesso, mais amarelado, que, quando chega ao intestino do bebê, se transforma em vitamina A, muito importante para a função dos olhos, pele e cabelo, além de aumentar a produção de anticorpos, formando a microbiota que vai ajudar a criança por toda a vida", explica. "O aleitamento promove uma ligação do bebê com a mãe que favorece uma relação duradoura na vida. É um momento particular de carinho e afeto", acrescenta. 

Ouça o podcast:

Últimas