Voce e o Doutor Você e o Doutor: Conheça sintomas e tratamento da esclerose múltipla

Você e o Doutor: Conheça sintomas e tratamento da esclerose múltipla

Agosto Laranja é o mês de conscientização da doença, que afeta 1 milhão nos EUA e leva a 10 mil diagnósticos por ano no Brasil

A esclerose múltipla afeta quase 1 milhão de pessoas nos Estados Unidos. No Brasil, cerca de 10 mil casos sao diagnosticados por ano, ressalta o médico Antonio Sproesser.

Neste episódio, Sproesser explica quais são os primeiros sintomas, como é feito o diagnóstico e como funcionam os tratamentos mais avançados dessa doença destacada no Agosto Laranja, criado para sua conscientização.

"Por uma razão ainda desconhecida, o próprio corpo produz anticorpos contra a mielina, bainha que protege os nervos, levando à perda de sua função", afirma. "Por isso, quem tem esclerose múltipla pode começar a perder sensibilidade, força e equilíbrio", acrescenta.

Países frios têm mais casos de esclerose múltipla. "Parece que a vitamina D tem um fator de proteção contra a doença, mas isso ainda é muito estudado", diz. 

O médico ainda explica a importância da fisioterapia e da terapia para o tratamento dessa doença. "Não tem que ter medo, tem que partir para o tratamento, para a fisioterapia, tomar sol", orienta.

Ouça o podcast:

Últimas