Voce e o Doutor Você e o Doutor: Problema nos dentes reflete no corpo todo

Você e o Doutor: Problema nos dentes reflete no corpo todo

A boca tem mais de 100 bilhões de microrganismos, entre vírus, bactérias e fungos; doenças no coração podem começar na boca

A saúde bucal é importante para a saúde plena, afirma o médico Antonio Sproesser. Ele ressalta que 45% das doenças cardíacas têm origem na cavidade bucal. Como é possível um dente inflamado levar a um problema cardíaco?

Neste episódio, Sproesser explica como anticorpos produzidos pelo corpo para combater bactérias na boca podem afetar o coração. Na boca, podem viver mais de 100 bilhões de microrganismos, que são bactérias, vírus e fungos, destaca. Existem bactérias que são parecidas com as células dos vasos do coração. Ao combater essas bactérias, a ação dos anticorpos pode afetar o órgão, segundo o médico. 

Ele ainda esclarece a importância da escovação dos dentes e do uso do fio dental e do antisséptico bucal, além da visita regular ao dentista, a cada 6 meses. "Vale lembrar que o coronavírus também entra pela cavidade oral", sublinha. "Estudos já mostraram a eficiência do antisséptico bucal na prevenção da covid-19", completa. 

Ouça o podcast:

Últimas