Saúde Você sabe tudo sobre a campanha da vacinação? Responda ao teste e descubra

Você sabe tudo sobre a campanha da vacinação? Responda ao teste e descubra

O mês de outubro foi escolhido pelo Ministério da Saúde para lançar uma campanha que vai proteger todas as crianças e adolescentes do país

  • Saúde | Conteúdo patrocinado

Leve seus filhos ou as crianças e adolescentes menores de 15 anos do seu convívio para serem vacinadas e proteja o futuro deles

Leve seus filhos ou as crianças e adolescentes menores de 15 anos do seu convívio para serem vacinadas e proteja o futuro deles

Reprodução/Ministério da Saúde

Até 30 de outubro, o Ministério da Saúde está com a Campanha Nacional de Vacinação de Crianças e Adolescentes, que faz parte do Movimento Vacina Brasil, para atualizar as cadernetas de vacinação em todo o território nacional. Você está por dentro do assunto? Se tiver crianças ou adolescentes em casa, precisa saber do que se trata. Responda ao quiz abaixo e analise seu conhecimento sobre a campanha.

1- Verdadeiro ou falso? A campanha acontece para vacinar crianças menores de 15 anos de idade.
R: Verdadeiro. Os pais ou responsáveis devem levar crianças e adolescentes menores de 15 anos para atualizarem suas cadernetas de vacinação e as crianças de 1 a menores de 5 anos para serem vacinadas contra a poliomielite.

2- Verdadeiro ou falso? As vacinas ofertadas pelo Ministério da Saúde não são seguras.
R: Falso. As vacinas são fundamentais para garantir o controle e a eliminação das doenças imunopreveníveis e são seguras. Não caia em fake news! Acesse https://www.saude.gov.br/fakenews e tire todas as suas dúvidas!

3- Verdadeiro ou falso? É possível acompanhar a caderneta de vacinação e as vacinas a serem aplicadas por um app no celular.
R: Verdadeiro. Com o app Conecte SUS, você tem tudo na palma da sua mão. O app está disponível para iOS e Android.

4- Verdadeiro ou falso? As vacinas custam caro para os pais.
R: Falso. O Brasil tem o maior programa público de imunização do mundo e pelo SUS todas as crianças podem e devem ser vacinadas gratuitamente.

5- Verdadeiro ou falso? Por causa da Covid-19, o Ministério da Saúde suspendeu a vacinação de crianças e adolescentes em 2020.
R: Falso. O Ministério da Saúde orienta que todos compareçam aos postos de vacinação para atualizar as cadernetas das crianças, mesmo com a pandemia. Deve-se observar os cuidados recomendados para o combate da novo coronavírus.

Fique por dentro da campanha! Acesse saude.gov.br/vacinabrasil e saiba mais!

Últimas