Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

4G é usada por mais da metade dos usuários de celular, diz Anatel

Mais de 118 milhões usuários, somando os clientes de todas as operadoras, utilizam a internet 4G. No total, há mais linha de celulares do que brasileiros

Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7

Já existem mais linhas de celulares do brasileiros no país
Já existem mais linhas de celulares do brasileiros no país Já existem mais linhas de celulares do brasileiros no país

De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), divulgados nesta sexta-feira (3), a internet 4G representa 50,29% do total de contratos de internet móvel do país, o correspondente a 118.226.718 clientes.

O Brasil registrou um total de 235 milhões de linhas de celular no mês de junho de 2018. No comparativo com os últimos 12 meses, houve uma queda de 7 milhões de linhas. Ainda assim, existem mais celulares no país do que brasileiros, visto que a população é de 208 milhões, segundo o IBGE.

A internet 4G entrou em funcionamento em 2013 e é a forma mais rápida que os consumidores têm para conectar celulares e tablets. A próxima fase será a internet 5G que chegará ao mercado nacional somente em 2020, segundo estimativa da agência. Nos EUA, os primeiros testes com essa tecnologia começaram neste ano. 

Pré x pós

Publicidade

No Brasil existem mais usuários com linhas pré-pagas do que com linhas pós-pagas. Porém, está ocorrendo uma migração de um tipo de serviço para o outro. Em junho de 2018, foram registradas 141, 9 milhões de linhas pré-pagas, diminuição de 18 milhões linhas em 12 meses. Já as linhas pós-pagas chegaram a 93 milhões em junho, registrando um aumento de 11,2 milhões de linhas em 12 meses.

Estados

Publicidade

São Paulo continua sendo o estado com o maior número de linhas móveis do país, com mais de 62 milhões de usuários; seguido por Minas Gerais com mais 22 milhões e Rio de Janeiro com mais 20 milhões.

Nos últimos 12 meses, o maior crescimento foi registrado no Amazonas com saldo de 147,4 mil novas linhas. Outros estados que apresentaram aumento foram: Espírito Santo (+46 mil linhas), Roraima (+26,6 mil linhas) e Amapá (+15 mil linhas). Todos os outros estados tiveram redução no número de linhas móveis.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.