Tecnologia e Ciência Alibaba defende supervisão de plataformas de internet da China

Alibaba defende supervisão de plataformas de internet da China

Daniel Zhang, presidente do Alibaba Group, afirmou que empresas chinesas de internet evoluíram com o auxílio de regulamentações governamentais

Presidente de empresa chinesa reforça importância de regulamentações para internet

Presidente de empresa chinesa reforça importância de regulamentações para internet

REUTERS/Aly Song

A crescente vigilância das plataformas de internet da China é "oportuna e necessária", disse o presidente-executivo do Alibaba Group, Daniel Zhang, na Conferência Mundial da Internet nesta segunda-feira (23).

Zhang disse que as empresas chinesas de internet passaram para a vanguarda da indústria global com a ajuda de políticas governamentais, mas as regulamentações precisam evoluir.

"Para garantir um desenvolvimento mais ordenado e saudável da internet e da economia digital, os departamentos relevantes estão buscando opiniões sobre políticas e regulamentações para as plataformas de internet ... isso é muito oportuno e necessário", disse ele.

Zhang é um dos poucos executivos de empresas de tecnologia chineses a comparecer pessoalmente ao evento anual da Administração do Ciberespaço da China, que foi limitado devido à pandemia de Covid-19.

As unidades de ecommerce e serviços de pagamento do Alibaba também devem enfrentar uma maior supervisão sob o projeto de novas regras publicado em 10 de novembro pelo órgão que regula o mercado na China, que disse querer evitar que as plataformas dominem o mercado ou utilizem medidas destinadas a prejudicar a concorrência leal.

A empresa e suas rivais foram criticadas por supostamente se envolverem em uma prática conhecida em que as plataformas de comércio eletrônico penalizam os vendedores de seu marketplace que oferecerem produtos em sites rivais.

Últimas