Apple
Tecnologia e Ciência Apple Watch chama ambulância e salva vida de idoso após tombo

Apple Watch chama ambulância e salva vida de idoso após tombo

Sensores do dispositivo identificaram que usuário estava desmaiado após sofrer uma queda dentro de casa e pediu ajuda

smartwatch

Os smartwatches podem conter informações importantes sobre o estado de saúde e os hábitos de seu usuário. Além de mostrar as horas, a pequena tela presa ao pulso pode ajudar a monitorar o coração e até pedir ajudar se um acidente grave acontecer.

Toralv Østvang, um norueguês de 67 anos, contou com a ajuda de um Apple Watch series 4 após sofrer uma queda dentro de casa. O dispositivo foi projetado para identificar tombos e pedir ajuda na ausência de movimentos.

O idoso estava sozinho em casa e o socorro só foi acionado por causa do uso do relógio. Quando a ambulância chegou, Østvang estava inconsciente e sagrando no chão do banheiro. Ele havia batido o rosto, fraturado o osso da face e cortado o supercílio.

Relógio consegue identificar que ocorreu uma queda pode pedir até pedir ajuda

Relógio consegue identificar que ocorreu uma queda pode pedir até pedir ajuda

Reprodução

O detector de queda foi uma das novidades apresentadas pela Apple para o Apple Watch Series 4 no ano passado. O dispositivo sabe quando uma pessoa caiu ao associar informações geradas pelo acelerômetro e pelo giroscópio. 

Os engenheiros da empresa realizaram testes com 2.500 pessoas durante 250.000 dias para encontrar um padrão de comportamento durante e após um tombo.

Se o usuário sofrer uma queda e não responder por um minuto, o aparelho entende que algo grave aconteceu e entra em contato com um número de emergência.

Veja também: Achou o iPhone Xs caro? Conheça as capas que chegam a US$ 3 milhões