Tecnologia e Ciência Assista ao vivo à chuva de meteoros que terá pico nesta madrugada

Assista ao vivo à chuva de meteoros que terá pico nesta madrugada

Fenômeno será transmitido pela internet em tempo real graças a uma câmera com lentes especiais para filmar o céu

Foto de um meteoro lírideo capturada em 22 de abril de 2020

Foto de um meteoro lírideo capturada em 22 de abril de 2020

Projeto Ícaro

Aqueles que desejarem observar a chuva de meteoros Lirídeos, que terá seu pico na madrugada desta quinta-feira (22), e não tiverem como se deslocar para um local aberto e distante das luzes da cidade, podem assistir ao fenômeno ao vivo por meio da iniciativa do Projeto Ícaro. As imagens exibidas são capturadas pela câmera All Sky, situada na cidade de Jacarezinho, no interior do Paraná, e exibidas em tempo real.

O equipamento é mantido pelos radioamadores Luciano Diniz e Demilson Quintão, que, unidos pelo objetivo de estudar a atmosfera terrestre, idealizaram o projeto. As lentes são capazes de capturar imagens em 360 graus do céu.

Para que tudo saia conforme o esperado, é preciso que o céu esteja limpo, isto é, sem nuvens. Da parte dos observadores, basta se planejar para ficar acordado madrugada a dentro — quando não há luminosidade no céu, nem mesmo da Lua — e olhar para o céu reproduzido na tela em todas as direções.

Apesar de a impressão ser de que todos os meteoros partem de um único ponto, que é a Constelação de Lira, situada no horizonte norte, os meteoros são dispersos entre si e podem ser vistos de qualquer lugar do céu.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Pablo Marques

Últimas