Astronomia
Tecnologia e Ciência Asteroide que muda de cor é observado pela primeira vez

Asteroide que muda de cor é observado pela primeira vez

O 6478 Gault está localizado entre as órbitas de Marte e de Júpiter e tem sido estudado por astrônomos desde sua descoberta em 1988

Asteroide mudando de cor

Asteroide 6478 Gault é observado pelo Telescópio Espacial Hubble

Asteroide 6478 Gault é observado pelo Telescópio Espacial Hubble

NASA/ ESA

Cientistas do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) observaram pela primeira vez um asteroide que mudando de cor. A rocha espacial recebeu o nome de 6478 Gault e foi visto alterando da cor vermelha para o azul em tempo real.

“Foi uma surpresa muito grande”, disse o cientista Michael Marsset do MIT. "Acho que testemunhamos o asteroide perdendo sua poeira vermelha para o espaço, até que ele foi perdendo suas camadas e exibindo suas capas azuis”, completa.

Os astrônomos acreditam que a mudança de cor ocorreu devido a uma rotação do asteroide. A força centrífuga que foi resultado do movimento retirou a primeira camada de cor e revelou a camada que estava por baixo.

O 6478 Gault foi descoberto em 1988 localizado entre as órbitas de Marte e Júpiter Somente no fim de 2018, astrônomos identificaram que o asteroide tinha duas caudas de poeiras, algo raro de ocorrer. 

Veja as fotos do robô humanoide russo abordo da Estação Espacial

*Estagiária do R7, sob spervisão de Pablo Marques