Astronautas realizam caminhada no espaço para trocar baterias

Nasa transmite ao vivo trabalho de manute da Estação Espacial Internacional; a expectativa é que os reparos durem em torno de 7 horas

Chris Cassidy e Robert Behnken se preparam para iniciar missão no espaço

Chris Cassidy e Robert Behnken se preparam para iniciar missão no espaço

Reprodução Youtube / Nasa

Nesta quarta-feira (1°), está acontecendo mais uma caminhada no espaço para realizar reparos da Estação Espacial Internacional (ISS). Os astronautas Chris Cassidy e Robert Behnken estão ao vivo no YouTube enquanto substituem as velhas baterias de níquel por novas de lítio, que são mais duráveis. 

A caminhada de hoje faz parte do projeto que tem com objetivo trocar as baterias da ISS por fontes de energia mais duráveis e confiáveis. As trocas começaram em 2017 e esta é a segunda caminhada para realizar a tarefa este ano.

Os dois astronautas saíram da estação por volta  das 8h30, no horário de Brasília, e a expectativa é que os reparos durem em torno de 7 horas.

A transmissão da Nasa também acompanha todos os preparativos para que o procedimento seja feito com segurança. Assista ao vivo: 

As novas baterias terão uma vida útil de 20 anos, e, de acordo com Keneth Todd, gerente do projeto da ISS, durante conferência da Nasa, na última sexta-feira (26), melhora todas as funções da estação espacial.

Os astronautas que estão realizando a manutenção são veteranos em caminhadas espaciais. De acordo com a Nasa, está é a oitava vez que Chris e Robert realizam o procedimento. Ambos estão no espaço desde 31 de maio, quando foram lançados ao espaço a bordo da Crew Dragon, da SpaceX.

*Estagiário R7 sob supervisão de Pablo Marques

Veja também: 

Veja imagens do lançamento da Nasa em parceria com a SpaceX