Tecnologia e Ciência Cantora que venceu 5 Grammys em 2020 é entrevistada por robô

Cantora que venceu 5 Grammys em 2020 é entrevistada por robô

Billie Eielish foi surpreendida por perguntas extremamente interessantes e abstratas elaboradas pela inteligência artificial 

Cantora no Grammy 2020

Cantora no Grammy 2020

Monica Almeida/Reuters

Com cinco estatuetas do Grammy e apenas 18 anos, Billie Eilish é a artista do momento. A cantora passou por diversas entrevistas ao longo de sua carreira meteórica, mas, essa semana, a revista Vogue decidiu surpreendê-la e colocou uma inteligência artificial no lugar entrevistador.

Assim que Billie senta na cadeira de entrevistas, o robô logo diz que examinou os 170 milhões de resultados com seu nome no Google para formular as perguntas, em seguida afirma que gosta muito das músicas da artista, o que a faz cair em risos, clima que continua por toda a entrevista.

A inteligência fez questões extremamente criativas e abstratas, ao contrário do que se pensa que um robô poderia fazer. Além disso aprendeu fatos desconhecidos, como o fato de a cantora ter trabalhado em algumas lojas e restaurantes.

“O que no mundo já passou do prazo de validade? ” A primeira pergunta surpreende e Billie responde no mesmo nível: “Política meu bem”, e logo em seguida acrescenta que gêneros musicais e preconceito de qualquer tipo também deveriam ficar passado.

Apesar da maioria das questões serem interessantes, é possível perceber que se trata de uma inteligência artificial em alguns erros, como questões sem sentido. O robô perguntou Billie se ela usa fones de ouvido com som ligado, além disso chamou a cantora de Billie “Eyelash”, que significa cílios em inglês.

O software que entrevistou Billie foi criado por Nicole He, um programador do Brooklin, que usou um sistema aberto de inteligência artificial para produzir as questões. Ele admite que interveio um pouco no sistema e, após gerar diversas perguntas automaticamente, escolheu algumas que fariam mais sentido à mão.

*Estagiário R7 sob supervisão de Pablo Marques

Veja também: 

Google disponibiliza 1000 fotos da Terra tiradas do espaço

Últimas