Tecnologia e Ciência Celular é o meio mais usado pelos jovens para acessar a internet

Celular é o meio mais usado pelos jovens para acessar a internet

Pesquisa revela que 60% das residências com jovens não têm computador

Celular é o meio mais usado pelos jovens para acessar a internet

Dados revelam que 48,1% dos domicílios brasileiros têm pelo menos um computador

Dados revelam que 48,1% dos domicílios brasileiros têm pelo menos um computador

Getty Images

O telefone celular é o dispositivo favorito dos jovens para acessar a internet. É o que diz a pesquisa Juventude Conectada feita pela Fundação Telefônica. Segundo o estudo, 71% dos acessos dos jovens são feitos por meio dos smartphones.

A pesquisa mostrou que a conexão à internet pelo celular é intensamente utilizada por jovens de todas as classes sociais, seguida pela conexão por meio do computador de mesa (62%), computador portátil (51%), tablet (16%), TV (4%) e iPod (3%).

De acordo com os dados, 48,1% dos domicílios brasileiros têm pelo menos um computador. O maior índice de computadores é encontrado na região Sudeste, então o menor índice é encontrado no Norte.

Expedição quer recuperar computador mais antigo do mundo

Entre as principais atividades desempenhadas pelo jovem internauta brasileiro, segundo a pesquisa, estão as atividades de comunicação, que correspondem a 37,7%. Nelas estão inclusas o uso de ferramentas como Facebook, Twitter e outras ferramentas de redes sociais e chat online.

As atividades de lazer aparecem em segundo lugar, com 29,6%. Entre as mais praticadas pela juventude estão assistir filmes, séries e programas de TV, postar músicas, vídeos e outros conteúdos digitais e fazer downloads.

O estudo ainda revela que 60% das residências habitadas por jovens no Brasil não têm acesso a internet. Entre as principais razões estão o fato de não haver um computador em casa, justificativa dada por 59,6% dos entrevistados. 14,1% disseram não ter renda para contratar um serviço, enquanto que 8,7% afirmaram não sentir necessidade ou interesse. Houve ainda 4,3% de jovens que disseram não saber usar a internet.

A pesquisa entrevistou 1.440 jovens brasileiros de 16 a 24 anos das cinco regiões do país. De acordo com a Fundação Telefônica, os jovens de 18 a 24 anos correspondem a 11,7% da população brasileira.