Tecnologia e Ciência Celulares Samsung enviam fotos sem permissão do usuário

Celulares Samsung enviam fotos sem permissão do usuário

Fóruns na internet registram reclamações de quem teve fotos tiradas com a câmera do smartphone compartilhadas aleatoriamente via SMS

Privacidade em risco

Usuários reclamam que fotos foram enviadas sem permissão para contatos salvos na agenda

Pixabay

Os donos de celulares Samsung usaram a internet para reclamar sobre o envio aleatório de fotos armazenadas na memória de aparelhos Galaxy sem permissão.

Em um dos casos publicado na rede social Reddit, uma pessoa busca entender o que aconteceu após ter toda a galeria de fotos compartilhada com a namorada via SMS enquanto dormia.

Pelos relatos, o problema atingiu inclusive os modelos S9 e o Note 8 de smartphone, lançados recentemente pela empresa sul-coreana.

Em um fórum de clientes da marca, a hipótese levantada é que a atualização do RCS (Rich Communication Services) por uma operadora norte-americana teria provocado a falha no aplicativo de SMS da Samsung, que é instalado de fábrica em toda linha Galaxy.

Uma das preocupações dos usuários é descobrir se o celular já disparou mensagens com fotos. O bug não indica quando algum arquivo foi enviado e qualquer contato da agenda pode receber as fotos de forma inesperada.

A Samsung no Brasil enviou ao R7 a seguinte nota sobre o assunto:

"A Samsung informa que está ciente da questão e nossas equipes técnicas estão analisando o assunto. Os consumidores interessados podem entrar em contato com a Samsung diretamente no 4004-0000 (Capitais e Regiões Metropolitanas) ou 0800-124421 (Demais localidades)".