Tecnologia e Ciência 'Educação não é caridade', diz Barack Obama em palestra no Brasil

'Educação não é caridade', diz Barack Obama em palestra no Brasil

Ex-presidente dos EUA participou de evento de tecnologia em São Paulo e falou sobre investimento em educação, futuro do mercado de trabalho

Barack Obama

Barack Obama discursou para mais de 15 mil pessoas

Barack Obama discursou para mais de 15 mil pessoas

Reprodução Instagram/ @barackobama

O ex-presidente dos EUA Barack Obama veio ao Brasil participar do evento Vtex Day, voltado para o mercado de tecnologia e inovação, nesta quinta-feira (30).

Em palestra para um auditório com mais de 10 mil pessoas na plateia e mais 5 mil assistindo por transmissão em telões, Obama falou sobre novas tecnologias, sobre o cenário econômico e sobre educação.

"Educação não é caridade, não é um favor aos pobres. Se você investe em educação, está dando oportunidades e fazendo seu mercado mais rico e as suas empresas se tornam mais bem sucedidas", afirmou.

Obama ainda se mostou otimista sobre o futuro no mercado de trabalho. "As máquinas vão fazer os trabalhos repetitivos, mas só as pessoas podem pensar e inspirar. Por isso temos que motivar os jovens a serem criativos. Os países que fizerem isso da melhor forma serão os mais bem sucedidos", garantiu.

O ex-presidente deu o exemplo da China que desenvolveu um grande programa de educação que forma milhares de matemáticos, cientistas e engenheiros por ano.

Além disso, o ex-chefe da Casa Branca criticou a corrupção. "Se há corrupção, não vai haver um bom mercado. Para isso é preciso ter Lei, transparência, prestações de contas, infraestrutra, investimento em escolas, tudo isso gera bons negócios".

O valor da diversidade

Obama, que foi o primeiro presidente negro dos EUA, também destacou a importância da diversidade em locais de poder e decisão. "Eu sabia que tomaria boas decisões se tivesse pessoas na minha equipe com quem eu discordasse. A presença de mulheres é fundamental", afirmou o ex-presidente. "Se houver apenas homens que pensam da mesma forma, as lideranças acabam perdendo informações", concluiu.

Ele argumentou que o sucesso depende das oportunidades — e que as oportunidades muitas vezes são desiguais — e dos talentos que a pessoa possui. Assim, quanto mais talento, mais chances de progredir na carreira.

"O mesmo acontece com o Brasil. Se você não inclui os negros e as mulheres, você está deixando talentos para trás", disse.

Sustentabilidade para o futuro

Obama demonstrou preocupação com o futuro do planeta, chamando atenção para a proteção do meio ambiente.

"Nós precisamos crescer e ter sustentabilidade. Não adianta ter uma realidade virtual perfeita e a realidade verdadeira estar devastada".

Combate às desigualdades

Para Obama, o atual modelo social pode estar à beira de um esgotamento. "Quando você alcanca uma certa estabilidade financeira (casas, filhos e emprego) mais dinheiro do que o necessário para manter isso não vai te deixar mais feliz", alegou.

Ele assegurou que as pessoas mais ricas, que sequer conseguem gastar todo o dinheiros que tem, precisam "reprojetar a mente" e usar seu poder de influência para ajudar e incentivar outras pessoas.

Por fim, ele confessou: "o que me faz feliz é sentar com as minhas filhas e rirmos juntos. Ou sair de mãos dadas com a Michele".

A feira reune profissionais de grandes empresas para discutir inovação e transformações digitais. A programação conta mais de 100 palestrantes confirmados e com a apresentação de mais de 50 cases de empresas nacionais e estrangeiras.

O evento

O Vtex Day está em sua 7ª edição e acontece nos dias 30 e 31 de maio. Cerca de 15 mil participantes devem passar pelo pavilhão da São Paulo Expo, na capital paulista, para acompanhar palestras e workshops voltados para o mercado de tecnologia.