Astronomia
Tecnologia e Ciência Elon Musk revela modelo do foguete que levará a humanidade à Marte

Elon Musk revela modelo do foguete que levará a humanidade à Marte

Starship realizará testes não tripulado nos próximos meses e, no futuro, será usado para levar o primeiro turista ao espaço pela Space X

Elon Musk revela protótipo de nave que realizará viagens espaciais

Elon Musk apresenta primeiro protótipo de nave que realizará viagens até Marte

Elon Musk apresenta primeiro protótipo de nave que realizará viagens até Marte

REUTERS/Callaghan O'Hare

A empresa aeroespacial SpaceX, do bilionário de Elon Musk, revelou, no último sábado (28), o protótipo da Starship, a nave espacial que poderá levar astronautas à Lua e também levar missões espaciais tripuladas até Marte.

O Starship MK1, como foi identificado pela Space X, realizará seus primeiros testes de voo até o final deste ano. O modelo tem 68 metros de altura e 9 metros de diâmetro. Durante esta fase inicial, o objetivo é fazer a nave atingir 20 km de altitude e retornar à base.

O CEO da SpaceX disse que a aparência e outros parâmetros serão melhorados nas próximas versões. Os protótipos Starships MK 3 e MK 4 devem ser mais rápidos e mais finos do que o modelo apresentado.

Os engenheiros da Space X participam de uma competição interna da empresa. Duas equipes diferentes trabalham em dois projetos para construir um novo foguete, como uma estratégia para acelerar o processo de produção. Por isso, enquanto o Mk 1 foi construído na sede em Boca Chica Village, no Texa, o protótipo MK 2 está sendo montado no Cabo Canaveral, na Flórida.

No Twitter, a SpaceX diz que a “Starship transportará até 100 pessoas em voos interplanetários de longa duração.”

Ainda não há datas definidas para as viagens espaciais começarem a ser oferecidas pela Space X Por enquanto, o primeiro turista espacial  que embarcará em um Starship é o bilionário japonês Yusaku Maezawa.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Marques