Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Empresas alemãs denunciam a Apple por monopólio

Instituições, que contam com jornais e revistas da Alemanha, acusam a bigtech de privá-las da renda com anúncios publicitários

Tecnologia e Ciência|Da AFP

Denúncia foi apresentada também pela imprensa alemã
Denúncia foi apresentada também pela imprensa alemã Denúncia foi apresentada também pela imprensa alemã

Um grupo de empresas alemãs de tecnologia e imprensa apresentaram nesta segunda-feira (26) uma denúncia antimonopólio contra a Apple por uma função de privacidade aprimorada que, segundo elas, vai privá-las da renda com anúncios publicitários.

"Posso confirmar que recebemos a denúncia, que estamos analisando agora", disse à AFP um porta-voz do Escritório Federal da Concorrência da Alemanha.

Entre os denunciantes estão as principais associações alemãs que representam editores de jornais e revistas, empresas de informática e agências de publicidade.

A partir desta semana, a Apple exigirá aos fabricantes de aplicativos que indiquem aos usuários quais informações de rastreamento querem coletar e que peçam permissão para isso.

Publicidade

No entanto, como se espera que muitos usuários se neguem a dar essa permissão, as empresas temem que sua renda com publicidade seja prejudicada.

Leia mais: Pandemia: Google lança campanha para combater a desinformação

Publicidade

A medida da gigante da tecnologia americana provocou uma ruptura com o Facebook e outros rivais tecnológicos que dependem em grande medida da publicidade digital.

Em um comunicado, as associações alemãs afirmam que a chamada App Tracking Transparency (ATT) da Apple "abusa de sua posição no mercado e viola a lei de cartéis".

Publicidade

Leia também

"Com essas medidas adotadas unilateralmente, a Apple exclui de fato todos os seus concorrentes do tratamento de dados comercialmente relevantes no ecossistema da Apple", afirmam.

O conselheiro delegado da Apple, Tim Cook, defendeu a ATT em uma entrevista recente afirmando que "o princípio é que o indivíduo deve ter o controle sobre se será rastreado ou não e de quem terá seus dados".

A empresa disse nesta segunda-feira em um comunicado que a função de privacidade daria aos usuários mais opções, enquanto manteria a igualdade de condições entre os concorrentes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.