Facebook, Google e Amazon enfrentam novo inquérito nos EUA

Representantes das gigantes de tecnologia devem ser convocados pelo Congresso no final de outubro ou início de novembro

Gigantes de tecnologia enfrentam novo inquérito do Congresso dos EUA

Gigantes de tecnologia enfrentam novo inquérito do Congresso dos EUA

Dado Ruvic/Illustration/Reuters

O Facebook, a Amazon e o Google terão de enfrentar uma investigação do Congresso sobre a forma como as grandes empresas de tecnologia podem danificar o cenário competitivo para empresas de pequeno porte, informou a Bloomberg nesta terça-feira (1º).

A presidente do Comitê de Pequenas Empresas do Congresso, Nydia Velazquez, planeja convidar as empresas a responder perguntas do comitê no final de outubro ou início de novembro, disse a Bloomberg.

"A presidente Velazquez acredita que as pequenas empresas merecem competir em igualdade de condições e espera que a audiência seja uma oportunidade para o comitê examinar como as pequenas empresas estão se saindo, devido ao domínio das grandes empresas de tecnologia em áreas que vão do comércio eletrônico ao tráfego da internet", disse a reportagem, citando uma porta-voz de Velazquez.

As grandes empresas de tecnologia já enfrentam uma série de investigações abrangentes, inclusive de parlamentares e do Departamento de Justiça dos EUA, sobre questões como o envolvimento em comportamentos anticoncorrenciais.

Amazon, Facebook e Google não responderam imediatamente aos pedidos de comentários da Reuters fora do horário comercial dos EUA.