Tecnologia e Ciência Fotógrafa capta rara luz verde emitida pelo Sol: 'Simplesmente imprevisível'

Fotógrafa capta rara luz verde emitida pelo Sol: 'Simplesmente imprevisível'

Fenômeno pode ser registrado durante o nascer ou pôr do sol e há anos tem sido documentado por astrônomos e amadores

A fotógrafa Maya Montana captou um raro fenômeno atmosférico durante um pôr do sol na cidade de Key West, na Flórida (EUA). Isso porque ela foi capaz de registrar a luz verde que nossa estrela-mãe é capaz de emitir em certas circunstâncias.

Mesmo registrado durante anos por astrônomos e observadores amadores, esse clarão ainda é visto como mito por alguns. No entanto, segundo a Nasa, a luz verde solar é real e pode ocorrer tanto ao nascer quanto ao cair do dia, quando a tonalidade em questão é refratada em maior quantidade pela atmosfera terrestre, em detrimento das demais.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Assine a newsletter R7 em Ponto

"O flash verde é sempre um bônus quando o vejo, porque é simplesmente imprevisível", avaliou Maya, em entrevista ao canal de TV Fox Weather. 

Luz verde solar: como observar

O site Earthsky.org informa que existem dois pré-requisitos para testemunhar o fenômeno.

Em primeiro lugar, o céu precisa estar limpo, sem neblinas nem nuvens. Por último, é necessário estar diante de um horizonte distante e com borda bem delimitada.

A publicação também ressalta que é possível registrar a luz verde emitida pelo Sol do alto de um prédio ou do topo de uma montanha. Mas, geralmente, ela é avistada por pessoas em praias ou barcos no meio do oceano.

Ânsia de Musk para chegar a Marte e colonizar o espaço deixa centenas de feridos e causa morte na SpaceX

Últimas