Bolsa Família

Tecnologia e Ciência Golpe no WhatsApp promete 13º para beneficiários do Bolsa Família

Golpe no WhatsApp promete 13º para beneficiários do Bolsa Família

Segundo laboratório especializado em segurança digital, mais de 180 mil pessoas abriram ou compartilharam o link malicioso nos últimos 7 dias 

O WhatsApp é o aplicativo de troca de mensagens mais popular entre os brasileiros. A ferramenta é amplamente utilizada para manter contato com amigos e familiares e também para ser informar. O problema é que cibercriminosos aproveitam da desatenção de alguns usuários para compartilhar informações falsas e aplicar golpes.

Golpe do Bolsa Família no WhatsApp

Golpe do Bolsa Família no WhatsApp

Reprodução/DFNDR LAB

Uma mensagem que está circulando desde a semana passada promete liberar o pagamento do 13º salário para os beneficiários do Bolsa Família. Segundo a Dfndr Lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, mais de 180 mil pessoas receberam, acessaram ou compartilharam o link malicioso em apenas sete dias.

Ao abrir o link do golpe, a vítima é incentivada a responder uma pesquisa e a fornecer dados pessoais, como nome completo e endereço. Em seguida, é preciso compartilhar a mensagem com contatos ou grupos para ter acesso ao suposto benefício. 

Na etapa final do golpe, o usuário é induzido a conceder permissão para receber futuras notificações com outros golpes e, depois, é direcionado a páginas falsas para fazer downloads de apps infectados com vírus.

Procurada pelo R7, a Secretaria Especial do Desenvolvimento Social afirmou que o pagamento do 13º salário do Bolsa Família será realizado em dezembro e que entra em contato com os beneficiários apenas por meio de extratos.

Veja também: 

Conheça 7 armadilhas usadas para aplicar golpes pelo WhatsApp

Últimas