Google

Google ajuda polícia a capturar pedófilo

Google avisou as autoridades americanas sobre um que homem recebia fotos suspeitas

Google ajuda polícia a capturar pedófilo

Pedófilo que enviava fotos de crianças pelo Gmail foi capturado pela polícia com ajuda do Google

Pedófilo que enviava fotos de crianças pelo Gmail foi capturado pela polícia com ajuda do Google

MorgueFile

O Google recentemente ajudou a polícia norte-americana a capturar um pedófilo que estava enviando e recebendo imagens de crianças nuas pela sua conta no Gmail. As informações foram divulgadas pelo jornal Business Insider.

O homem que vivia em Houston, no Texas, já havia uma passagem pela polícia após ter abusado de uma criança em 1994. Após o Google ter percebido o tipo de conteúdo que ele estava compartilhando por e-mail, as autoridades foram avisadas e efetuaram a prisão.

Google desenvolve lentes de contato inteligente com empresa farmacêutica

O detetive David Nettle, do Centro Nacional de Crianças Desaparecidas e Abusadas, afirmou que a polícia não teve acesso às fotos até o momento em que elas foram necessárias para compor a acusação formal contra o homem.

— Ele estava salvando essas imagens dentro do seu Gmail. Eu não posso ver essa informação, a polícia não pode, mas o Google vê.

Apesar de o Google ter utilizado a sua “espionagem” para o bem, esse caso retomou a questão da privacidade na internet. Já que a empresa consegue descobrir até mesmo o teor das imagens compartilhadas entre os usuários, eles também podem ler e analisar vários outros dados pessoais.

O Google assume que essa não foi a primeira vez que forneceu informações para as autoridades norte-americanas. Entretanto, eles dizem que esse tipo de vigilância só é voltada para descobrir crimes de abuso infantil, e não para obter informações pessoais sobre os usuários.