Google
Tecnologia e Ciência Google faz homenagem aos 30 anos da rede mundial de computadores

Google faz homenagem aos 30 anos da rede mundial de computadores

Engenheiro de software Tim Berners-Lee foi o responsável por apresentar a proposta de gestão de dados que deu origem a World Wide Web

Google

Em março de 1989, o engenheiro de software Tim Berners-Lee publicou o “Information Management: A Proposal”, documento que daria origem a rede mundial de computadores, a World Wide Web, também conhecida pelo www.

Leia mais: 30 anos de internet: as três grandes ameaças ao futuro da internet, segundo o criador da rede

A ideia inicial era ajudar colegas do CERN, um laboratório de física nuclear na Suíça, a compartilhar informações entre vários computadores. Hoje, 30 anos depois, são quase 2 bilhões de sites online que tiveram como origem o projeto de Berners-Lee

Nesta terça-feira (12), o feito está sendo homenageado por um Doodle, as ilustrações temáticas que aparecem na página inicial do Google em datas importantes.

A logo do buscador ganhou uma aparência mais geométrica, como uma imagem em equipamentos antigos. Além disso, há um computador conectado à internet discada e um globo que carrega na tela vagarosamente. 

Leia também: Como o Facebook usa seu número de telefone - e o que fazer para evitar

"Há pouquíssimas inovações que realmente mudaram tudo", disse Jeff Jaffe, CEO do World Wide Web Consortium. "A Web é a inovação mais impactante do nosso tempo."

O Google explica no texto de apresentação do Doodle que internet e World Wide Web não devem ser confundidas. A internet teve sua origem na década de 1960, algumas décadas antes do projeto de Berners-Lee.

Veja também: 

Deixou saudades! Relembre como eram as conversas pelo MSN