Tecnologia e Ciência Google lança recurso que busca sósias de pets em obras de arte

Google lança recurso que busca sósias de pets em obras de arte

Nova ferramenta, chamada Pet Portraits, usa fotos de animais de estimação para fazer buscas em acervos pelo mundo

Recurso do Google localiza representações de pets em obras de arte com base em fotos

Recurso do Google localiza representações de pets em obras de arte com base em fotos

Divulgação/Google

Os pets são considerados especiais e únicos por seus donos, assim como as obras de arte. Com a ajuda da tecnologia, é possível localizar em pinturas expostas pelo mundo uma representação quase idêntica ao do animalzinho de estimação.

Nova ferramenta do Google, disponibilizada a partir desta terça-feira (9), o Pet Portraits permite que donos de gatos e cachorros, por exemplo, descubram se os pets têm algum irmão gêmeo desenhado por artistas.

A função está disponível no aplicativo Google Arts & Culture, que pode ser baixado tanto por usuários do sistema operacional Android como por usuários do iOS, dos iPhones.

Para usá-la, é necessário tirar uma foto do pet com o recurso de câmera do próprio app, que em seguida exibirá sósias do bichinho. Depois disso, é possível compartilhar as fotos do animalzinho ao lado das obras nas redes sociais.

Após acessarem as imagens, os donos recebem também informações sobre o trabalho artístico e sobre o artista que o produziu.

A identificação e a comparação dos pets com os animais que foram pintados em quadros são feitas por meio de machine learning ("aprendizado de máquina", em tradução livre). Essa expressão se refere a dispositivos que têm a capacidade de aprender sozinhos com base em grandes volumes de dados.

Essas máquinas usam big data e algoritmos para identificar alguns tipos de padrão nas informações, para então passar a conectá-las e oferecer resultados aos usuários dos serviços. Todo esse processo é feito sem a interferência humana.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Pablo Marques

Últimas