Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Itamaraty confirma que ataque de hackers deixou embaixadas sem e-mail

Ministério faz manutenção e Polícia Federal está investigando o caso

Tecnologia e Ciência|Do R7

Itamaraty ficou sem contato por e-mail com embaixadas após ataque de hackers
Itamaraty ficou sem contato por e-mail com embaixadas após ataque de hackers Itamaraty ficou sem contato por e-mail com embaixadas após ataque de hackers

Uma série de ataques de hackers nos últimos dias deixou o Itamaraty sem comunicação por e-mail com as embaixadas brasileiras ao redor do mundo. De acordo com o próprio Ministério das Relações Exteriores, houve um ataque aos e-mails dos funcionários do ministério, o que fez com que as mensagens fossem bloqueadas entre funcionários e diplomatas brasileiros. As informações foram confirmadas nesta terça-feira (27) pela assessoria de imprensa do Itamaraty.

Leia mais sobre Tecnologia e Ciência

O ministério afirma que a situação aos poucos está sendo normalizada e algumas contas de e-mail já voltaram a funcionar. Não se sabe ainda se os hackers tiveram acesso às informações do Itamaraty. A Polícia Federal deve avaliar os danos e apurar os autores dos ataques.

Ainda de acordo com o Itamaraty, o ataque detectado foi o chamado de phishing, que acontece quando os criminosos virtuais tentam roubar senhas e dados atrelados às contas de e-mail dos funcionários ao mandar e-mails disfarçados de fontes e empresas confiáveis.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.