Astronomia
Tecnologia e Ciência 'Me senti um bebê de 2 semanas' diz astronauta após voltar à Terra

'Me senti um bebê de 2 semanas' diz astronauta após voltar à Terra

Christina Koch fala sobre as dificuldades de voltar para casa após 328 dias seguidos vivendo na Estação Espacial Internacional

"Me senti um bebê de 2 semanas" diz astronauta após voltar à Terra

Missão retornou à terra dia 6 de fevereiro

Missão retornou à terra dia 6 de fevereiro

Reprodução Instagram/ @Astro_Christina

A astronauta Cristina Koch concedeu uma entrevista esta semana em uma conferência da Nasa e falou sobre a adaptação após retornar à Terra. 

Koch ficou 328 dias seguidos no espaço, mas afirma que já está se sentindo bem, apesar dos primeiros dias complicados. 

"Eu me senti como um bebê de duas semanas, literalmente lutando para conseguir manter minha cabeça de pé. Além disso, o ato físico de voltar a andar foi muito doloroso", afirma Cristina.

Por conta da mudança de gravidade, os músculos demoram a se readaptar, assim como o balanço do corpo. No dia da entrevista, após sete dias do retorno, os efeitos ainda eram presentes.

Koch se considera sortuda por não ter sofrido problemas mais graves, como dores nas juntas dos pés ou sensação de queimação constante na pele, que já aconteceram no retorno de outros astronautas.

Três dias após sua chegada, Christina já estava caminhando pelas praias do Texas com seu marido e seu cachorro, que tem o nome de LDB.

Christina aproveitando seu retorno para ir à praia

Christina aproveitando seu retorno para ir à praia

@Astro_Christina

Christina, junto com a equipe da expedição 61 da Nasa, deixou a Estação Espacial na órbita do planeta no dia 6 de fevereiro a bordo da nave russa Soyuz. A aterrissagem aconteceu no deserto do Kazakhstan, no Cazaquistão. Na nave também estavam Luca Parmitano, da Agência Espacial Europeia, e Alexander Skvortsov da Agência Espacial russa. 

Veja também: 

Mulher astronauta com mais tempo no espaço retorna à Terra