Astronomia

Tecnologia e Ciência Nasa divulga imagem panorâmica de Marte em alta resolução 

Nasa divulga imagem panorâmica de Marte em alta resolução 

Sonda Curiosity fez mais de mil fotos em alta resolução que juntas formam o registro com maior qualidade da superfície do planeta vermelho

Parte do registro panorâmico feito da superfície de Marte pela sonda Curiosity

Parte do registro panorâmico feito da superfície de Marte pela sonda Curiosity

Divulgação/Nasa

A Nasa, agência espacial norte-americana, divulgou na quarta-feira (4) mais de mil fotos feitas pela  sonda Curiosity da Nasa na superfície de Marte. As imagens formam uma foto panorâmica, considerada o registro com maior qualidade já feito do planeta vermelho.

As fotos foram feitas com as câmeras Mastact, um sistema especial de alta resolução que fica no braço robótico da sonda, entre os dias 24 de novembro e 1º de dezembro do ano passado, durante o feriado norte americano de ação de graças. 

“Enquanto a maior parte do nosso time estava em casa, a Curiosity enviava essas imagens maravilhosas. Essa é a primeira vez que dedicamos as nossas câmeras a produzir imagens em 360 graus”, afirma o cientista da Nasa no projeto Curiosity, Ashwin Vasavada. 

Foto feita durante dias

Para um resultado mais consistente, as fotos foram tiradas sempre no mesmo horário durante quatro dias. No total são 1,8 bilhão de pixels em apenas uma imagem. 

O local fotografado é conhecido como Glen Torridon, um terreno argiloso que no passado pode ter sido grande lago com uma montanha de quase 5 quilômetros no centro.  

Em 2013 a Curiosity publicou a primeira foto panorama feita em Marte. A resolução era menor, mas foi um grande avanço para o período. Assim como a disponibilizada esta semana, os panoramas foram feitos juntando informações das fotos enviadas para criar parecer apenas uma de forma imperceptível.

Assim como a maioria dos conteúdos da Nasa, as fotos estão disponíveis online e podem ser baixadas para uso pessoal ou análise. Outra ferramenta é o superzoom, que pode ser feito online. 

*Estagiário R7, sob supervisão de Pablo Marques

Veja também: 

Últimas