NASA e europeus lançam missão para monitorar oceanos

Empreendimento envolveu o envio do foguete SpaceX Falcon, direto do Space Launch Complex 4E, na base aérea de Vandenberg, na Califórnia

Satélite irá monitorar os oceanos do planeta Terra

Satélite irá monitorar os oceanos do planeta Terra

Divulgação

Uma parceria entre Europa e Estados Unidos foi responsável por enviar um satélite para monitorar os oceanos da Terra. O empreendimento envolveu o envio do foguete SpaceX Falcon, direto do Space Launch Complex 4E, na base aérea de Vandenberg, na Califórnia, Estados Unidos, neste sábado (21).

Com o tamanho de um caminhão pequeno, o "Sentinel-6 Michael Freilich" irá oferecer um conjunto de dados contínuo, de quase 30 anos, sobre o nível do mar no mundo, coletado por uma colaboração contínua de satélites dos EUA e da Europa. Enquanto isso, aprimorará as previsões do tempo e fornecerá informações detalhadas sobre correntes oceânicas em grande escala para apoiar a navegação de navios perto da costa.

"O planeta Terra está mudando e este satélite irá nos ajudar profundamente sobre a forma como isso está ocorrendo", diz Karen St. Germain, diretor da Divisão de Ciências da Terra, da NASA.

"Os processos de mudança do planeta estão afetanto os níveis marítimos globalmente, mas o impacto nas comunidades locais varia muito", afirma ela.

"A colaboração internacional é crítica para a compreensão dessas mudanças e para informar as autoridades marítimas no mundo todo", finaliza.