Tecnologia e Ciência Nascimento de orca nos EUA renova esperança por futuro da espécie

Nascimento de orca nos EUA renova esperança por futuro da espécie

Estima-se que haja apenas 76 orcas no mundo atualmente.  Mãe e bebê foram avistados perto das Ilhas San Juan, em Washington

Orcas nos EUA

Estima-se que haja apenas 76 baleias da espécie atualmente

Estima-se que haja apenas 76 baleias da espécie atualmente

FISHERIES, OCEANS AND CANADIAN COAST GUARD/via REUTERS

O nascimento de uma orca nos Estados Unidos representa uma renovação nas esperanças pela preservação da espécie, segundo comunicado divulgado pelo Centro de Pesquisa de Baleias do país na última semana.

O bebê — que provavelmente veio ao mundo no dia 24 de maio — é uma fêmea, segundo a entidade, e faz parte da comunidade das orcas residentes do sul, que vivem na porção nordeste da América do Norte, no Oceano Pacífico.
Estima-se que haja apenas 76 baleias da espécie atualmente, ao passo que os nascimentos nos últimos anos foram, em sua grande maioria, de machos.

Em comunicado, o Centro de Pesquisa de Baleias dos Estados Unidos informou que mãe e bebê foram avistados perto das Ilhas San Juan, em Washington, junto de outras três orcas jovens. "Elas pareciam exibir o novo acréscimo à população", diz o texto.

A organização completou ainda que a mãe da nova orca tem aproximadamente 24 anos de idade que já havia tido um parto malsucedido em 2016. "Ela não teve outras gestações conhecidas nos últimos dez anos."