Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Organização de jornalistas processa Facebook por discurso contra mídia

ONG Repórter Sem Fronteira também acusa rede social de proliferar informações falsas relacionadas à covid-19

Tecnologia e Ciência|

Rede social é acusada de discurso de ódio contra mídia
Rede social é acusada de discurso de ódio contra mídia Rede social é acusada de discurso de ódio contra mídia

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) afirmou nesta terça-feira (23) que abriu um processo contra o Facebook, na França, citando a proliferação de discurso de ódio contra a mídia e informações falsas sobre covid-19.

Na mais recente de uma série de batalhas que governos e ativistas travam com a empresa no mundo todo, o órgão de defesa do jornalismo citou uma grande quantidade de desinformação sobre coronavírus no Facebook, incluindo teorias de conspiração sobre vacinas.

Leia mais: Príncipe Harry será executivo em startup no Vale do Silício

A plataforma de mídia social também exibiu posts com ameaças à revista satírica francesa Charlie Hebdo, ao programa de TV Quotidien e ao jornal regional L'Union, disse a RSF.

Publicidade

"Usando análises de especialistas, depoimentos pessoais e declarações de ex-funcionários do Facebook, o processo mostra que o Facebook permite que a desinformação e o discurso de ódio floresçam... ao contrário das alegações feitas em seus termos de serviço e por meio de seus anúncios", afirmou a organização.

O processo foi enviado à promotoria pública de Paris na segunda-feira (22).

Publicidade

O Facebook na França se recusou a comentar o processo, mas disse que tem tolerância zero para conteúdo nocivo e está investindo para combater o discurso de ódio e a desinformação.

Leia mais: Helicóptero da Nasa se prepara para seu primeiro voo em Marte

Publicidade

A RSF disse que uma decisão judicial contra o Facebook na França tem potencial impacto global e que está considerando abrir processos semelhantes em outros países.

A organização acrescentou que o processo diz respeito ao Facebook França e ao Facebook Irlanda e se baseia no código do consumidor francês, segundo o qual empresas que usam práticas comerciais enganosas podem receber multas de até 10% do volume de negócios anual.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.