Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Parlamento da União Europeia rejeita nova lei de direitos autorais

Projeto pretendia assegurar que Facebook, Google e outras gigantes de tecnologia compartilhassem receitas com editoras, emissoras e artistas

Tecnologia e Ciência|

Os legisladores da União Europeia decidiram nesta quinta-feira (5) não adotar uma revisão de direitos autorais no bloco que visa fazer com que Facebook, Google e outras gigantes de tecnologia compartilhem receitas com editoras, emissoras e artistas.

A decisão é uma vitória para as empresas de tecnologia, que rejeitaram os esforços da UE para garantir condições equitativas para as indústrias criativas, alertando para os riscos de censura.

O projeto de reforma dos direitos autorias se baseia em uma proposta da Comissão Europeia para responsabilizar as plataformas online por violações de direitos autorais na internet e assegurar que as plataformas paguem editores, locutores e artistas com uma parte equitativa das receitas.

No entanto, os legisladores decidiram nesta quinta-feira (5) que o parlamento terá que revisar a proposta de votação em setembro antes de iniciar conversas com os países do bloco que já adotaram sua própria posição.

Publicidade

"Precisamos garantir que, em setembro, o parlamento vote por uma atualização das regras de direitos autorais que protejam os interesses dos criadores e, ao mesmo tempo, salvaguardem os direitos dos usuários da Internet", disse a parlamentar Julia Reda, do Partido dos Verdes, que liderou a oposição à dura abordagem da proposta.

O debate gira em torno de dois pontos, um dos quais poderia forçar as empresas de tecnologia a pagar aos editores pela exibição de trechos de notícias.

A outra é a filtragem obrigatória de uploads, que exigiria que plataformas online, como YouTube, GitHub e Instagram, instalassem filtros para impedir que usuários publiquem materiais protegidos por direitos autorais ou obtenham licenças para exibir conteúdo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.