Programa Inova360 apresenta série sobre sustentabilidade

Marcel Wars, da Biothanks, conta a história do app premiado que conecta geradores, coletores e recicladores de lixo

Marcel Wars, da Biothanks, e Reginaldo Pereira, nos bastidores da gravação da série

Marcel Wars, da Biothanks, e Reginaldo Pereira, nos bastidores da gravação da série

Programa Inova 360

O programa de TV Inova360, exibido diariamente às 8h20 na Record News, está apresentando durante essa semana uma série especial sobre sustentabilidade. O apresentador Reginaldo Pereira entrevista Marcel Wars, co-fundador da Biothanks, startup que disponibiliza um aplicativo que conecta geradores, coletores e recicladores de lixo.

A plataforma tecnológica nasceu para resolver o problema da logística da coleta e da destinação adequada de resíduos. Com um modelo parecido com o do Uber, o aplicativo Biothanks permite aos geradores de resíduos encontrar os coletores mais próximos – transportadores motorizados – para recolher resíduos com potencial para serem reciclados, dando a eles um destino adequado.

O descarte de entulho, móveis, eletrodomésticos e outros materiais é feito com praticidade e segurança, com apenas alguns cliques. Com o aplicativo Biothanks, disponível para Android e iOS, é só solicitar um coletor mais próximo da localização da retirada do lixo ou entulho e ele vai dar o destino correto para os resíduos.

App premiado

O app foi vencedor do prêmio Prêmio Lixo Zero 2019, na categoria tecnologia ambiental, que premiou mais 22 categorias. Mateus Peçanha, diretor do Instituto Lixo Zero Brasil,  é entrevistado no episódio desta terça-feira. Confira no vídeo abaixo.

“A Biothanks surgiu com o objetivo de transformar resíduos em um bem para humanidade. Geramos empregos e oportunidades para profissionais interessados em realizar a coleta de resíduos e trazemos praticidade para quem precisa realizar o descarte. Também contamos com parceiros para a reciclagem de resíduos sólidos”, conta Wars.

Nestlé é destaque no episódio desta quarta

Apesar de 30% de todo o lixo produzido no país ter potencial de reciclagem, apenas 3% é reaproveitado. No episódio desta quarta-feira, o programa apresenta uma história de sucesso em reciclagem, com boas taxas de reaproveitamento. Wars foi conhecer o projeto de reciclagem de cápsulas de café Nespresso, uma das marcas da Nestlé, e entrevista Claudia Leite, da área de Comunicação.

Quadro “Sustenta essa Ideia”

Após a exibição da série, Wars assume o comando de um quadro fixo no programa Inova360 sobre sustentabilidade, chamado “Sustenta essa Ideia”, com atrações, entrevistados e histórias de sucesso na área.

Confira no vídeo abaixo como foi o episódio desta terça-feira da série sobre sustentabilidade. As entrevistas completas estão no Youtube do Programa Inova360. Inscreva-se no canal e fique por dentro das novidades.