Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Projeto de lei quer obrigar rádio FM em smartphones no Brasil

Argumento é que maioria dos aparelhos tem o chip de recepção desabilitado

Tecnologia e Ciência|Filipe Siqueira, do R7

Políticos argumentam que rádio pode ajudar em momentos de crise
Políticos argumentam que rádio pode ajudar em momentos de crise Políticos argumentam que rádio pode ajudar em momentos de crise

Todo o smartphone vendido no Brasil poderá ser obrigado a ter rádio FM, de acordo com a proposta de lei do deputado Sandro Alex (PSD-PR), que foi aprovada pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados.

O deputado, que também é radialista, defende a medida afirmando que "a transmissão de rádio é uma fonte de cultura e lazer" e que "97% dos telefones fabricados no mundo já possuem receptor de ondas FM", mas em muitos casos o recurso vem desativado.

Segundo o deputado, a desativação da função em smartphones é aumentar "o consumo de dados por streaming, de caráter oneroso".

Além disso, há argumentos no sentido da rádio ser um instrumento de segurança, uma vez que é uma forma rápida na propagação de informações "em momentos de calamidade pública".

Publicidade

O pedido de ativação de chips de rádio FM também é tendência em outros países. A Comissão Federal de Comunicações (FCC) dos Estados Unidos pediu para fabricantes ampliarem o suporte a rádio FM em seus aparelhos após a passagem de sucessivos furacões que comprometeram a rede de dados do país.

Da mesma forma, o governo do México ordenou que aparelhos com suporte a rádio em seus chips ativassem a função. O argumento dos dois países é o mesmo do deputado brasileiro: ajuda aos usuários em momentos de crise — o que não se aplica tanto ao território brasileiro, menos suscetível a grandes desastres.

O projeto foi aprovado no último dia 29 e ganhou um relator no dia 30.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.