Tecnologia e Ciência Protótipo de foguete da SpaceX explode durante teste nos EUA

Protótipo de foguete da SpaceX explode durante teste nos EUA

Empresa do bilionário Elon Musk trabalha no projeto da Starship com o objetivo de levar pessoas comuns para viagens pelo espaço

Momento do pouso durante teste da nave Starship

Momento do pouso durante teste da nave Starship

Reprodução Twitter/@SpaceX

Um protótipo do foguete Starship, da SpaceX, explodiu durante testes no Texas, nos EUA, nesta quarta-feira (9). O momento em a explosão ocorreu foi registrado em vídeo e divulgado pela própria empresa nas redes sociais. Por ainda ser uma fase inicial do projeto, não havia tripulantes e ninguém ficou ferido.

Pela filmagem, é possível perceber que a falha aconteceu momentos antes do equipamento pousar em segurança no solo. Um dos diferenciais dos foguetes projetados pela equipe de engenheiros da empresa de Elon Musk é justamente a possibilidade de recuperar os propulsores. Isso permite que partes do foguete sejam reutilizados outras vezes e assim reduz os custos das missões espaciais. 

Apesar da destruição da nave, a empresa do bilionário considerou o teste um sucesso e comemorou, poucas horas após divulgar a explosão, no Twitter: "Marte, lá vamos nós!" 

O empresário avaliou também que foram coletados todos os dados necessários durante os testes e se mostrou satisfeito com o desempenho da Starship ao parabenizar todos os envolvidos pelo resultado.

Viagem para Marte

A SpaceX disputa com a Virgin Galactic, de Richard Branson,  e com a Blue Origin, de Jeff Bezos, para ser a primeira empresa a levar pessoas comuns ao espaço.

Enquanto a concorrência pretende fazer voos orbitais, ou seja, que cruzam a atmosfera e chegam até a fronteira com o espaço, o plano de Musk é fazer trajetos bem mais longos. Além da promessa de levar turistas para ver a Lua pela janelinha da Starship, a ideia é levar quem não é astronauta até para Marte.

Rússia começa a escolher elenco de filme que será gravado no espaço

Últimas