Apple
Tecnologia e Ciência Quantos dias você precisa trabalhar para comprar um iPhone X?

Quantos dias você precisa trabalhar para comprar um iPhone X?

Segundo banco suíço, a população de São Paulo precisa de mais de um mês para receber o valor equivalente ao do smartphone da Apple

Quanto vale o iPhone X em horas de trabalho?

Suíços trabalham menos de uma semana para conseguir comprar um iPhone X

Suíços trabalham menos de uma semana para conseguir comprar um iPhone X

Divulgação/Apple

O banco suíço UBS publicou um levantamento de quantos dias de trabalho são necessários para comprar um iPhone X em 77 cidades.

A pesquisa usou a média salarial de 15 categorias para estimar o valor pago por oito horas de trabalho e comparou com o valor do aparelho. Quando foi lançado, em setembro do ano passado, o preço era de US$ 999.

O smartphone da Apple foi escolhido como parâmetro da pesquisa por ser o mesmo produto presente em diversos países e assim permitir dimensionar o custo de vida ao redor do mundo. 

Nas 10 primeiras posições, estão apenas cidades europeias ou norte-americanas. Zurique, na Suíça, é a primeira do ranking com apenas 4,7 dias de trabalho para receber o valor equivalente ao do iPhone X. Só a partir da sétima posição o tempo de dedicação ao trabalho para comprar o aparelho ultrapassa uma semana.

1º Zurique (Suíça) - 4,7 dias
2º Genebra (Suíça) - 5,9 dias
3º Los Angeles (EUA) - 6,3 dias
4º Miami (EUA) - 6,5 dias
5º Nicósia (Chipre) - 6,75 dias
6º Nova York (EUA) - 6, 76 dias
7º Chicago (EUA) - 6,8 dias
8º Toronto (Canadá) - 7,9 dias
8º Montreal (Canadá) - 7,96 dias
10º Luxemburgo - 8,0 dias

Mais na laterna do que no topo

Os Brasil foi representado pela cidade de São Paulo, que ficou na 52º posição. Os moradores da capital paulista precisam se dedicar ao trabalho 36 dias para comprar um iPhone X, isso considerando a média salarial de 15 categorias estipulada pelo banco suíço. 

Entre os países latino-americanos, o Brasil fica em terceiro. A cidade do Panamá, na 40º posição, é o mais bem colocado seguido por Santiago do Chile, na 44º posição.

Mais de 100 dias de trabalho

Nas cidades que ficaram nas três últimas posições, a população precisa trabalhar mais de 100 dias para ser proprietário de um iPhone X.  Cairo, no Egito, está na última colocação com 133 dias de trabalho para um iPhone X.  Mumbai, na índia, é a vice-lanterna, com 114 dias de trabalho. Já na capital indiana, Nova Delí, são precisos 100 dias.