Astronomia
Tecnologia e Ciência Saiba mais sobre a Artemis, missão que vai levar a 1ª mulher à Lua

Saiba mais sobre a Artemis, missão que vai levar a 1ª mulher à Lua

Após 50 anos de o homem ter pisado na superfície lunar, a Nasa pretende voltar ao satélite com uma mulher em 2024 e colher dados para ir a Marte

Artemis Nasa

Artemis é o nome da próxima missão da Nasa que levará uma mulher à Lua

Artemis é o nome da próxima missão da Nasa que levará uma mulher à Lua

Reprodução/ NASA

Após levar o primeiro homem à Lua em 1969, a Nasa pretende agora levar a primeira mulher para o solo lunar até 2024. Com a implementação de novas tecnologias e colaboração de parceiros, a agência espacial norte-americana pretende estabelecer missões sustentáveis até 2028.

A próxima missão à Lua tem um objetivo maior. Além de explorar o Polo Sul lunar, o lado que não pode ser visto da Terra e que ainda não foi explorado, a agência espacial pretende usar os conhecimentos adquiridos no satélite natural para explorar algo maior: Marte.

Com a Missão Artemis, a Nasa pretende, futuramente, poder levar um astronauta norte-americano até o planeta vermelho, e, para isso, é necessário investigar mais a fundo a Lua.

A Nasa deseja encontrar e explorar a água e outros recursos necessários para exploração a longo prazo, além de investigar e aprender mais sobre a Lua e o universo. Ainda está nos planos testar tecnologias que serão precisas para levar o homem até o planeta vermelho, e isso pode durar cerca de três anos, entre ida e volta. 

Por que Artemis?

Na mitologia grega, Artemis era a irmã gêmea de Apollo - nome escolhido para a primeira missão do homem à Lua. Com isso, a Nasa personifica a sua próxima expedição em solo lunar que levará a primeira mulher e o próximo homem.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Deborah Giannini

Depois da Apollo 11, outras seis missões dos EUA pousaram na Lua: