Tecnologia e Ciência São Francisco proíbe policiais de usarem reconhecimento facial

São Francisco proíbe policiais de usarem reconhecimento facial

Pela primeira vez uma cidade norte-americana decidi pelo banimento dessa tecnologia; outras cidades devem votar projetos semelhantes

Reconhecimento facial

Polícia de São Francisco será proibida de usar câmeras com reconhecimento facial

Polícia de São Francisco será proibida de usar câmeras com reconhecimento facial

Pixabay

A cidade de São Francisco, nos EUA, baniu o uso de tecnologias que façam o reconhecimento facial pela polícia e por outros órgãos públicos municipais. Essa é a primeira vez que uma cidade norte-americana toma essa decisão.

Leia também: Truque 'mostra' quem está ligando mesmo com o celular no bolso

Os softwares são usados para fazer o reconhecimento de suspeitos e para buscar foragidos, mas especialistas alertam para o risco de excesso de vigilância. O autor do projeto, Aaron Peskin, argumenta que as câmeras ameaçam a privacidade da população.

As câmeras usadas presas nos uniformes dos policiais e equipamentos de vigilância nas ruas vão continuar operado normalmente, desde que não utilize recursos proibido. Serão feitas auditorias para verificar a eficácia e a necessidade do uso para a segurança pública. 

Na próxima semana, uma nova votação será realizada, mas está sendo considerada uma formalidade e não há risco de ocorrer uma virada nos votos. Na sessão de terça-feira (14), o projeto foi aprovado por 8 votos a 1.

Leia também: Como bloquear o WhatsApp por reconhecimento facial ou digital

A decisão local não impede o uso do reconhecimento facial por órgãos federais. Os portos e aeroportos instalados em São Francisco vão continuar usado o recurso como uma medida de segurança.

A organização Information Technology and Innovation Foundation publicou no Twitter uma crítica à decisão de São Francisco:

"Há preocupações legítimas sobre a vigilância do governo, mas a abordagem certa é implementar salvaguardas sobre o uso da tecnologia de reconhecimento facial, em vez de proibições. A boa supervisão e a orientação apropriada podem assegurar-se de que seja usada apropriadamente."

Outras cidades norte-americanas também podem proibir o reconhecimento em breve. Projetos semelhantes estão em tramitação em Oakland e em Massachusetts.

Leia também: 

Descubra o truque para usar filtros secretos nas fotos do Instagram