Sistema de pagamento Android Pay chega ao Brasil

Aplicativo do Google permite pagar suas compras com o celular

Android Pay chega ao Brasil e permite pagamento por meio de celular
Android Pay chega ao Brasil e permite pagamento por meio de celular Divulgação

O Google apresentou nesta terça-feira (14) o Android Pay, serviço de pagamentos integrado ao sistema operacional Android. Por meio de um aplicativo, os usuários podem fazer suas compras e usarem o celular com NFC como cartão no caixa. Para lançar a tecnologia, a companhia fez parceria com drogarias, mercados e lojistas diversos.

É possível cadastrar cartões de crédito e débito no serviço e também alguns cartões do tipo vale-presente (lista completa de cartões compatíveis abaixo).

Para fazer os pagamentos utilizando o sistema é necessário um celular que possua um chip NFC e também ter o aplicativo Android Pay instalado, assim como os cartões cadastrados.

Assim, na hora de quitar suas contas, basta encostar o celular nas máquinas de cartão e esperar que o sistema aprove a transação. O Google divulgou uma série de vídeos para explicar o funcionamento do serviço e sua cobertura, que podem ser acessados no perfil oficial da companhia no YouTube.

Os pagamentos com Android Pay estão disponíveis para celulares a partir da versão Kit Kat (4.4) do sistema. O serviço será compatível com cartões do Banco do Brasil, Caixa, Porto Seguro e, em breve, com cartões do Bradesco, segundo o Google. A lista de varejistas compatíveis com o serviço está disponível no site do Android Pay para o Brasil.

Pagar com o celular é tendência?

Além do Google, fabricantes de aparelhos, como a Samsung também oferecem métodos de pagamento semelhantes. O Samsung Pay opera no Brasil desde julho de 2016 e funciona de forma semalhante ao serviço do buscador, mas é restrito aos aparelhos da marca. Nesta terça-feira (14), a companhia sul-coreana anunciou uma parceria com o Banco Bradesco.

Por meio das tecnologias NFC e MST, esta última exclusiva da marca, os consumidores podem pagar apenas encostando celulares nas mesmas máquinas que passam cartões. Nos EUA, a Apple também conta com um serviço semelhante para seus dispositivos iPhone e Apple Watch. No entanto, a companhia norte-americana não têm previsão para o desembarque da solução no Brasil.

Lista de cartões aceitos

Banco do Brasil

Ourocard Visa Credit
Ourocard Visa Infinite Estilo
Ourocard Infinite Visa
Ourocard Platinum Estilo Visa
Ourocard Platinum Visa
Ourocard Visa Gold
Ourocard Visa International
Ourocard Visa Universitário
Ourocard Visa

Não são suportados: cartões privados, cartões corporativos

Caixa

Caixa VISA Débito

Não são suportados: Caixa Mastercard, Débito e Crédito

Porto Seguro

Visa International, Visa Gold, Visa Platinum, Visa Infinite

Não são suportados: MasterCard International, MasterCard Gold, MasterCard Platinum, MasterCard Black

Banco Neon

Visa crédito

Brasil Prepagos

Cartões começando com "4410 39020" (Brasil Pre-Pagos Token 1)

Não são suportados: Visa Cargo, Credito Corporativo, Adiquirente, NUI, Uso Geral, Uso Geral Credito Cielo, Presente, Corporate
Multi Moedas Corp, VTM Dolar, VTM Eur, Salario, Incentivo Corporativo Electron, Multimoedas Padrão, Incentivo, Multimoedas Student, Multimoedas Padrão (IATAI)