Astronomia
Tecnologia e Ciência Sonda Insight faz foto do nascer e do pôr do sol diretamente de Marte

Sonda Insight faz foto do nascer e do pôr do sol diretamente de Marte

Equipamento está no planeta vermelho desde novembro do ano passado e manda imagens com frequência para os cientistas aqui na Terra

nascer e do pôr do sol em Marte

Sonda InSigh fez fotos do amanhecer e do anoitecer em Marte

Sonda InSigh fez fotos do amanhecer e do anoitecer em Marte

Reprodução/Nasa

A Nasa publicou duas fotos impressionantes de Marte. O braço robótico da sonda Insight fotografou a linha do horizonte com o pôr do sol e o nascer do sol no planeta vizinho.

O equipamento pousou em Marte, em novembro do ano passado, para estudar o subsolo, medir tremores e coletar amostras de minerais. Além disso, as câmeras instaladas pelos engenheiros conseguem também fazer registros periódicos da paisagem local.

A Nasa publicou duas versões das imagens. Uma, mais escura, sem nenhum tipo de edição, seria mais próximo de como uma pessoa veria o amanhecer e o anoitecer se estivesse no planeta vizinho. A outra, um pouco mais amarelada, teve uma correção de cor para melhorar a visualização.

Como uma pessoa veria o amanhecer e o anoitecer em Marte registado pela Insight

Como uma pessoa veria o amanhecer e o anoitecer em Marte registado pela Insight

Reprodução/Nasa

Apesar de ser uma imagem desconhecida para a maioria das pessoas, não é a primeira vez que os cientistas da Nasa recebem uma foto como essas. A primeira vez que uma missão fotografou Marte em situações parecidas foi em 1976.

Veja também: Selfies fazem sucesso até entre os astronautas na órbita da Terra

Dois anos mais tarde, novamente uma sonda fez fotos do pôr do sol e do nascer do sol. Desde então, as sondas Spirit, Opportunity e Curiosity também enviaram registros semelhantes.