Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

SpaceX leva astronautas à Estação Espacial: 'Um passeio e tanto'

Tripulação decolou neste domingo (15) do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e deve pousar na EEI nesta segunda-feira (16) à 1h (horário de Brasília)

Tecnologia e Ciência|

Decolagem da Tripulação Dragon a bordo do foguete Falcon 9
Decolagem da Tripulação Dragon a bordo do foguete Falcon 9 Decolagem da Tripulação Dragon a bordo do foguete Falcon 9

A SpaceX, empresa de transporte espacial do bilionário Elon Musk, enviou quatro astronautas à Estação Espacial Internacional (EEI) no domingo (15). Esta foi a primeira missão da agência espacial norte-americana a colocar uma tripulação em órbita a bordo de uma espaçonave de uma empresa privada.

A recém-projetada cápsula Dragon da SpaceX, apelidada pelos astronautas de Resilience, decolou no foguete SpaceX Falcon 9 às 19h27 do Centro Espacial Kennedy da Nasa, situado no Cabo Canaveral, na Flórida.

Leia mais: Clima adia lançamento de primeira missão "operacional" da SpaceX

"Foi um passeio e tanto", disse o astronauta Mike Hopkins, da Tripulação Dragon, ao controle da missão SpaceX cerca de uma hora após a decolagem. "Houve muitos sorrisos."

Publicidade

A Tripulação Dragon elevará sua órbita gradualmente ao longo das próximas 27 horas por meio de uma série de disparos de propulsores a bordo, dando aos astronautas tempo para saborear jantares pré-embalados e cerca de oito horas de descanso antes de atracarem na Estação Espacial Internacional à 1h (horário de Brasília) nesta segunda-feira (16).

Leia mais: Biden apoiou programa que levará astronautas a Estação Espacial

Publicidade

Segundo autoridades da Nasa, um vazamento de ar causou uma queda de pressão inesperada na cápsula menos de duas horas antes da partida, mas técnicos afirmaram ter realizado um exame de vazamentos bem-sucedido e o lançamento previsto foi mantido.

A tripulação da 'Resilience' conta com Hopkins e mais dois astronautas da Nasa, o piloto da missão, Victor Glover, e a médica Shannon Walker. Eles ainda receberam a companhia do astronauta japonês Soichi Noguchi, que já havia viajado no ônibus espacial norte-americano em 2005 e na russa Soyuz em 2009.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.