Tecnologia e Ciência SpaceX põe em órbita 60 satélites e lançará outros 60 na sexta-feira

SpaceX põe em órbita 60 satélites e lançará outros 60 na sexta-feira

Dispositivos integrarão a rede de internet Starlink, que contará com 1440 destes corpos artificiais no total 

O foguete Falcon ( foi o responsável por levar os satélites ao espaço

O foguete Falcon ( foi o responsável por levar os satélites ao espaço

SpaceX/Reprodução Twitter

A empresa SpaceX colocou em órbita nesta quinta-feira (4) 60 novos satélites e lançará amanhã (5) outros 60, para integrar a rede de internet Starlink, que quando estiver completa será formada por 1.440 satélites.

Um foguete de duas fases Falcon 9 decolou de Cabo Cañaveral, no estado da Flórida, na madrugada desta quinta-feira (3h19 pelo horário de Brasília) com os satélites na ponta e, aproximadamente nove minutos depois, a primeira fase da nave aeroespacial pousou suavemente sobre a plataforma "Of Course I Still Love You", localizada no oceano Atlântico, a 630 km da costa.

Este foi o quarto lançamento realizado pela SpaceX em 2021 e o 17º da série Starlink.

Também foi a quinta vez que a primeira fase do Falcon 9 foi utilizada. Ela tinha sido lançada pela última vez há 27 dias, estabelecendo um novo recorde para a SpaceX com relação ao intervalo entre missões, superando a anterior marca de 38 dias.

Desde 2010, foram realizados 107 lançamentos de foguetes Falcon 9 da companhia de Elon Musk, que também é o dono da fabricante de veículos elétricos Tesla e parceiro da NASA no programa para enviar astronautas dos Estados Unidos à Estação Espacial Internacional em naves espaciais comerciais.

O lançamento de sexta-feira está previsto para acontecer às 7h14 (pelo horário de Brasília). Inicialmente, esta missão estava agendada também para acontecer hoje, mas foi adiada para que houvesse mais tempo para a realização de checagens prévias à decolagem.

Últimas