Tecnologia e Ciência SxSW 2019 discute música, cinema, interatividade, games e comédia

SxSW 2019 discute música, cinema, interatividade, games e comédia

Mais de 75 mil participantes de todo o mundo acompanham a programação com de duas mil palestras, em Austin, no Texas

SxSW 2019

Evento realizado realiza mais de duas mil palestras em Austin, no Texas

Evento realizado realiza mais de duas mil palestras em Austin, no Texas

Cal Holman/EFE

O festival SXSW (South by Southwest) começou oficialmente na última sexta-feira (8) e segue por dez dias como o maior evento mundial de inovação em mídia, interatividade, comportamento, música e consumo em Austin, no Texas.

As cinco trilhas diferentes (interatividade, música, cinema, games e comédia) reúnem mais de duas mil palestras feitas por cerca de cinco mil pessoas para 75 mil participantes de todo o mundo. Isso sem contar as 700 festas e shows gratuitos ao longo dos dias. Nos últimos anos, o Brasil tem sido um dos países que mais levam representantes em sua delegação. A Apex tem uma grande participação na feira e incentiva empresários e executivos brasileiros a falar e apresentar as iniciativas brasileiras.

Essas macro-trilhas temáticas se dividem entre subtemas e tendências, como realidade aumentada ou virtual, user experience, comportamentos de consumo, tendências de mídia digital, blockchain, cidades inteligentes, moda e varejo, comida, cannabusiness, health tech e mais um monte de assuntos que permeiam as áreas do cinema, música e interatividade.

Isso quer dizer que você pode escolher um tema de interesse e seguir por toda a conferência. Nessas escolhas, é possível encontrar porta-vozes de expressão e iniciantes influentes que equilibram todas as mesas e debates. Essa é uma das essências do festival: igualdade de voz para todos.

E entre cinco mil nomes palestrando estão a comediante Kathy Griffin, a atriz Olivia Wilde, a diretora de conteúdo do Spotify, Dawn Ostroff, a atriz e diretora Jodie Foster, o CEO e co-fundador da MasterClass, David Rogier, a CMO da Endeavor, Bozoma Saint John, os co-fundadores do Instagram, Mike Krieger e Kevin Systrom.

Mulheres, diversidades e desafios

Aproveitando o Dia Internacional das Mulheres a programação da SxSW dedicou muitas mesas para a abordar temas relacionadas durante toda a semana das mulheres.

Mais de 40 eventos discutiram temas como: “F * se Suas Normas de Beleza: O Poder da Beleza Trans”, “Mães Estão Trabalhando - Por Que Não São Políticas De Maternidade?”, “Deixado de lado: esportes femininos na mídia de massa” e “Como o feminismo também liberta os homens”.

Assuntos mais densos também foram tratados, como: “Histeria No More: Dados, Médicos e Saúde da Mulher”, “Quebrando barreiras: lições sobre diversidade em tecnologia”, “Como o feminismo também liberta os homens”, “O papel dos homens no empoderamento das mulheres”.

Tendências tech

Saiu a nova edição do Future Today Institute Tech Trends Report, com todas as variáveis científicas e tecnológicas que devem transformar a maneira de se realizar negócios. As novidades foram apresentadas por Amy Web. Interações, menos touch e mais sensoriais (por voz e imagem) são as evoluções  previstas para o futuro do celular. Também foi lançado o relatório com tendências de design do John Maeda que mexem com as estruturas empresariais e as formas de fazer negócio.