Astronomia

Tecnologia e Ciência Telescópio espacial Hubble parou de funcionar há dias, diz Nasa

Telescópio espacial Hubble parou de funcionar há dias, diz Nasa

Computador que controla o instrumento apresentou problemas de funcionamento e os cientistas não conseguem resolver

AFP
Telescópio Hubble faz registros do espaço há mais de 30 anos e parou de funcionar

Telescópio Hubble faz registros do espaço há mais de 30 anos e parou de funcionar

ESA/Hubble Space Telescope

O telescópio Hubble, que está em serviço há mais de 30 anos no espaço, parou de funcionar há vários dias, anunciou a Nasa nesta sexta-feira (18), afirmando que continua "trabalhando para resolver o problema".

Brasileiros vão estrear telescópio que substituirá o Hubble no espaço

"O próprio telescópio e os instrumentos científicos estão em boas condições", garantiu a agência espacial norte-americana.

O problema é que o computador que controla esses instrumentos "parou de funcionar no domingo, 13 de junho" no final da tarde dos Estados Unidos. Um teste para reiniciá-lo falhou no dia seguinte.

De acordo com as primeiras indicações, o problema estaria em um módulo de memória danificado. Uma tentativa de mudar para um módulo de memória de backup também falhou.

O sistema para este computador foi desenvolvido na década de 1980. Ele está a bordo de um módulo que foi substituído em 2009 durante uma missão de manutenção do telescópio.

O Hubble, lançado em 1990, revolucionou a astronomia e nossa visão do Universo, registrando imagens do sistema solar, da Via Láctea e de galáxias distantes.

Um novo telescópio espacial, o James Webb, entrará em órbita no final de 2021. Apresentado como o "irmão mais velho" do telescópio Hubble,  permitirá observar o universo distante com precisão incomparável.

Astronauta tira fotos de diversos países vistos do espaço

Últimas