Tour por museus do mundo é opção cultural e divertida para quarentena

Em meio a isolamento provocado pela covid-19, aplicativo gratuito do Google adicionou 18 mil obras para que usuários possa visitar digitalmente

Imagens são digitalizadas em altíssima resolução

Imagens são digitalizadas em altíssima resolução

Reprodução/Google

No Dia Mundial da Arte, celebrado nesta quarta-feira (15), o Google decidiu dar mais uma opção de atividade para crianças e adultos durante a quarentena gerada pelo novo coronavírus.

Através do app gratuito Arts & Culture, a gigante da tecnologia disponibilizou uma nova coleção para que pais e filhos possam aprender de um jeito diferente e interativo sobre arte, animais, ciência, espaço, livros e música.

É possível, por exemplo, descobrir o que tem dentro de um buraco negro; usar a realidade virtual para caminhar com um gigante jurássico; e até treinar um pouco da mágica de Harry Potter. Os pequenos podem também seguir um pinguim divertido e irritante em vários passeios virtuais por salas de museus.

Graças à ajuda de diversos parceiros, mais de cem exposições variadas, vindas de 35 de instituições culturais, estão disponíveis no aplicativo, reunindo cerca de 18 mil obras, peças de arte e histórias.

A coleção conta com a participação dos brasileiros Museu do Café, Museu Oscar Niemeyer e Museu da Casa Brasileira, além de locais renomados do mundo como a Atassi Foundation (Emirados Árabes Unidos), o Museu de Arte Contemporânea de Buenos Aires (Argentina), o Palazzo Monti (Itália) e o Yale Center for British Art (Estados Unidos).

Obra de Keith Haring exposta no Japão

Obra de Keith Haring exposta no Japão

Reprodução/Google

Já o Nakamura Keith Haring Collection, do Japão, é o único museu do mundo a exibir com exclusividade os trabalhos de Keith Haring. São mais de 50 obras do artista americano, entre elas o anjo amarelo-vivo de grandes asas abertas, agora digitalizado em altíssima definição.

Os usuários também podem fazer um tour virtual pelas exposições fotográficas Man Ray em Paris e O último Império - Serguei Maksimishin, duas exposições fotográficas do Museu Oscar Niemeyer, além das exposições Coleção MCB, A Casa e a Cidade - Coleção Crespi Prado e Remanescentes da Floresta Atlântica & Acervo MCB, itens de destaque do acervo do Museu da Casa Brasileira.